História da Câmara Municipal

por Interlegis — última modificação 10/09/2024 16h52
No Brasil, a câmara municipal, câmara de vereadores, ou câmara legislativa é o órgão legislativo da administração dos municípios, configurando-se como a assembleia de representantes dos cidadãos ali residentes.

A Câmara Municipal de Vereadores de Marmeleiro foi criada em 1961, compondo inclusive a sua primeira legislatura, e ocorreu no período seguinte da fundação do município em 25 de julho de 1960. Nesses 62 anos, foram 15 legislaturas, e conta, atualmente, com 9 vereadores. Abaixo fotografia do Perfil Oficial do Município de Marmeleiro (https://www.facebook.com/marmeleiropr).

"Esta região teve como seus primeiros habitantes os gentios Caigangues, os quais subdividiam-se em várias tribos, dentre estas os Votorões, Dorins e Camés. Circulavam por este território inúmeras expedições paulistas que buscavam saber mais sobre a zona meridional da província de São Paulo. Portanto, até o ano de 1915, quem habitava esta região eram índios e bugres, após esta data, alguns colonos também chegaram ao lugarejo com ânimo de ali permanecerem. Com o passar dos tempos, chegam mais moradores para colonizar esta terra, porém o auge da colonização deu-se somente após 1940, com grande fluxo de imigrantes para o povoado, em sua maioria vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e arredores, motivados pela necessidade de terra, na tentativa de obter riqueza e de progredir. Devido à colonização e ao progresso de Marmeleiro e sua influência, inicia-se a construção da rodovia Pato Branco-Marrecas, pela CANGO - Colônia Agrícola Nacional General Osório, em 1946 e 1947 (denominada BR 280). Em fins de 1958, políticos da região, aliados e líderes locais, endereçam à população um convite para reunião geral, onde seria estudado o interesse pela ideia de criação de um município com o nome de Marmeleiro, devido a árvore assim denominada, fartamente encontrada nas barrancas do rio do mesmo nome, o qual banha a cidade. Com data de 25 de Julho de 1960, nasce a Lei Estadual nº 4.245, sancionada pelo governo Moisés Lupion, publicada no Diário Oficial do Estado nº 119 de 28 daquele mês e, com ela, o Município de Marmeleiro, tendo por sede a localidade de mesmo nome com as divisas seguintes: ao norte com o município de Francisco Beltrão; a leste com município de Renascença; e ao sul com Estado de Santa Catarina e a oeste com município de Barracão, porém atualmente delimita-se com o município de Flor da Serra do Sul, devido a um desmembramento ocorrido no ano de 1991. Em Marmeleiro, as primeiras eleições para Prefeito e Câmara de Vereadores, foram realizadas em outubro de 1961. Ficou consagrado como dia do Município a data de 25 de novembro, no respectivo ano de 1961. A Festa Religiosa é no dia 22 de maio dia de Santa Rita de Cássia a padroeira do Município."

(Fonte IBGE, disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/marmeleiro/historico).